ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 122-2


Poster (Painel)
122-2DETECÇÃO MOLECULAR DE BACTÉRIAS PRODUTORAS DE POLIHIDROXIALCANOATOS COM PERFIL ENZIMÁTICO ÚTIL NA DEGRADAÇÃO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS
Autores:SANTOS, I.A.P (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; SILVA, A.L.S. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) ; LÓPEZ, A.M.Q. (UFAL - Universidade Federal de Alagoas)

Resumo

Face a sua maleabilidade, durabilidade e baixo custo, plásticos petro-derivados tem sido ampla e mundialmente utilizados, embora sua difícil degradação torne seu descarte um grave problema ambiental. Microrganismos decompositores desses produtos sintéticos, para uso em biorremediação, ou aqueles com habilidade de gerar e armazenar polímeros biodegradáveis como os polihidroxialcanoatos (PHAs), vem sendo pesquisados. A enzima PHA-sintase polimeriza derivados de hidroxiacil-CoA, o qual é gerado a partir de fontes de carbono. Este trabalho visou verificar o perfil de bactérias isoladas em efluentes sucroalcooleiros na degradação de substratos dos mesmos após selecioná-las molecularmente em face de seu potencial para produção de PHAs. Assim, sete isolados da bacterioteca do Laboratório de Bioquímica do Parasitismo e Microbiologia Ambiental (LBPMA-UFAL), originalmente provenientes de lagoas de tratamentos de efluentes sucroalcooleiros, foram submetidos a extração de DNA e a reação em cadeia de polimerase (PCR) para amplificação das sequências codantes tanto da subunidade 16S-rDNA quanto da expressão da PHA-sintase, após crescimento em meio mínimo limitado em nitrogênio e com excesso de uma fonte de carbono (glicose, sacarose, óleo de soja, soro de leite ou glicerol), além de análises de seu perfil enzimático extracelular (para proteases como caseinase e gelatinase, lipase, DNAse, amilase e fenol oxidases/hidrolases). Para o gene phaC-sintase, utilizou-se o genoma de Cupriavidus necator (ATCC 17699) como controle positivo, em quatro protocolos de combinações de albumina de soro bovino (BSA), dimetilsulfóxido (DMSO) e [(NH4)2SO4] na reação. Para todas as extrações, o gene da subunidade 16S-rDNA foi detectado em gel de agarose, porém, o único protocolo que permitiu amplificar o gene phaC-sintase foi aquele contendo BSA + DMSO. Dos sete microrganismos avaliados, quatro são phaC-sintase+, assim como também demonstraram turbidez (produção de PHA) em todos os meios testados, e atividade proteolítica. O isolado LBPMA-E6.4 apresentou amplificação inespecífica do gene phaC-sintase , visto que resultou num fragmento de 1500 pb ao invés de 492 pb. Os isolados LBPMA-D6.2 e F6.2 foram capazes de degradar ácido gálico e DNA, características também expressas por C. necator. Portanto, a identificação do gene phaC-sintase mostrou-se útil ao ser aliada a outras técnicas na prospecção de bactérias produtoras de PHAs e capacidade decompositora de material orgânico.


Palavras-chave:  phaC-sintase, 16S-rDNA, BIODEGRADAÇÃO, BIORREMEDIAÇÃO